O que determina o sucesso ou o insucesso de um movimento
Por mais talentoso que alguém seja, se ele viver isolado e agir sozinho, não conseguirá realizar uma obra grandiosa. O sucesso ou o insucesso de um empreendimento ou de um movimento depende de conseguir ou não muitos colaboradores.
Qualquer que seja o movimento ou a atividade em grupo, se não existir a perfeita união entre os seus integrantes ou membros, haverá uma considerável perda no que concerne ao dinamismo. É essencial, pois, que a organização crie um estreito vínculo entre os membros e estes ajam segundo a consciência do todo. Existem pessoas que se limitam a ler a revista Shirohato (Pomba Branca) e não se tornam membros da Associação Pomba Branca. Mas é essencial que elas manifestem seu amor aos semelhantes participando do movimento que visa à união de toda a humanidade.
O requisito fundamental para se conseguir bons colaboradores é o poder magnético do caráter. Quando uma pessoa tem esse poder, consegue reunir em torno de si muita gente que sente alegria e entusiasmo em colaborar com ela e se empenha na concretização do ideal.
Qualquer que seja o movimento ou a atividade em grupo, se não existir a perfeita união entre os seus integrantes ou membros, haverá uma considerável perda no que concerne ao dinamismo. É essencial, pois, que a organização crie um estreito vínculo entre os membros e estes ajam segundo a consciência do todo. Existem pessoas que se limitam a ler a revista Shirohato (Pomba Branca) e não se tornam membros da Associação Pomba Branca. Mas é essencial que elas manifestem seu amor aos semelhantes participando do movimento que visa à união de toda a humanidade.
O requisito fundamental para se conseguir bons colaboradores é o poder magnético do caráter. Quando uma pessoa tem esse poder, consegue reunir em torno de si muita gente que sente alegria e entusiasmo em colaborar com ela e se empenha na concretização do ideal.
Prepare a rede de difusão da Verdade
A difusão de um movimento ideológico ou um movimento religioso pode ser comparada às campanhas de ampliação de mercado realizadas no mundo empresarial. De duas empresas que comercializam um mesmo produto, aquela que tem uma rede de vendas em toda parte do país consegue vender muito mais do que a outra cuja rede de vendas é deficiente. Venho usando há bastante tempo um televisor em cores, modelo 19, da empresa Columbia, que recebi de presente. Gosto muito desse aparelho, pois as imagens aparecem com cores naturais, o que muitas vezes não acontece com aparelhos de algumas outras marcas, que mostram imagens com tonalidade irregular ou cores fortes demais. Viajo freqüentemente para proferir palestras em vários locais e, ao ver a TV durante a estada no hotel ou na pousada, geralmente fico decepcionado com a tonalidade ruim das imagens. Não há uma mistura harmoniosa das cores, predominando ora o roxo, ora o verde, e assim por diante. O resultado é algo comparável a uma pintura em que as tintas não foram misturadas adequadamente. Então, eu penso: “Agora entendi a razão pela qual os fabricantes dizem ‘televisão em cores’ e não ‘televisão em cores naturais’”. Ao contrário de outros televisores, o aparelho da marca Columbia mostra excelentes imagens, com tonalidades mais próximas às cores naturais. No entanto, em nenhum dos hotéis em que me hospedei até hoje vi o televisor da marca Columbia. Qual a razão disso? Sem dúvida, é a deficiência da rede de divulgação e vendas. Isso significa que a empresa não tem bons colaboradores na área de vendas. Dizem que a sua situação foi piorando e que o balanço de março de 1970 apresentou um prejuízo de mais de um bilhão de ienes. O Movimento de Iluminação da Humanidade também precisa ter uma eficiente rede de divulgação. Caso contrário, será difícil a ampliação do movimento, por melhor que seja o ideal que constitui a sua essência.
A difusão de um movimento ideológico ou um movimento religioso pode ser comparada às campanhas de ampliação de mercado realizadas no mundo empresarial. De duas empresas que comercializam um mesmo produto, aquela que tem uma rede de vendas em toda parte do país consegue vender muito mais do que a outra cuja rede de vendas é deficiente. Venho usando há bastante tempo um televisor em cores, modelo 19, da empresa Columbia, que recebi de presente. Gosto muito desse aparelho, pois as imagens aparecem com cores naturais, o que muitas vezes não acontece com aparelhos de algumas outras marcas, que mostram imagens com tonalidade irregular ou cores fortes demais. Viajo freqüentemente para proferir palestras em vários locais e, ao ver a TV durante a estada no hotel ou na pousada, geralmente fico decepcionado com a tonalidade ruim das imagens. Não há uma mistura harmoniosa das cores, predominando ora o roxo, ora o verde, e assim por diante. O resultado é algo comparável a uma pintura em que as tintas não foram misturadas adequadamente. Então, eu penso: “Agora entendi a razão pela qual os fabricantes dizem ‘televisão em cores’ e não ‘televisão em cores naturais’”. Ao contrário de outros televisores, o aparelho da marca Columbia mostra excelentes imagens, com tonalidades mais próximas às cores naturais. No entanto, em nenhum dos hotéis em que me hospedei até hoje vi o televisor da marca Columbia. Qual a razão disso? Sem dúvida, é a deficiência da rede de divulgação e vendas. Isso significa que a empresa não tem bons colaboradores na área de vendas. Dizem que a sua situação foi piorando e que o balanço de março de 1970 apresentou um prejuízo de mais de um bilhão de ienes. O Movimento de Iluminação da Humanidade também precisa ter uma eficiente rede de divulgação. Caso contrário, será difícil a ampliação do movimento, por melhor que seja o ideal que constitui a sua essência.
“Dá, e receberás”
Dizem que os aparelhos de televisão mais vendidos são da Matsushita Electric. As preferências das pessoas variam, mas, em minha opinião, esses televisores não apresentam imagens com cores naturais. Então, por que eles vendem tanto? Viajo freqüentemente para orientar seminários e, para poupar tempo, costumo viajar de avião. Notei que em todos os aeroportos do país o aparelho de televisão instalado na sala de espera é da Matsushita. Não sei se a empresa aluga o espaço e paga o preço da propaganda aos administradores do aeroporto ou coloca à disposição os seus televisores no intuito de oferecer gratuitamente aos viajantes um entretenimento para preencher o tempo de espera. Mas, qualquer que seja o caso, creio que o fato de os televisores da Matsushita serem campeões de venda apesar de algumas imperfeições no tocante às cores está em conformidade com a regra de ouro “Dá, e receberás”, pois a empresa oferece gratuitamente o seu produto para servir às pessoas que afluem ao aeroporto. O bom desempenho dessa empresa mostra também que ela tem uma eficiente rede de divulgação e vendas.
Lição que aprendemos com o nosso estádio olímpico
O ginásio esportivo de Yoyogi, em Tóquio, foi projetado pelo sr. Kenzo Tange, arquiteto de grande talento. Ele idealizou um jeito inédito de sustentar o enorme teto interior do ginásio sem apoiá-lo sobre colunas. Numerosos fios metálicos foram trançados para formar grossos cabos de enorme resistência, os quais foram esticados e tiveram as extremidades presas firmemente às colunas situadas em pontos estratégicos, tornando-se, assim, base de sustento do pesado teto. Isso mostra a importância da união e da coesão. Mesmo que os elementos isolados tenham pouca força, se eles se unirem firmemente e juntar suas forças conseguirão levar avante os ideais elevados e realizar obras grandiosas. Em outras palavras, mostra que é necessária a firme união de todos os membros ou associados no âmbito organizacional.
“Subo ao cimo do monte e chamo as nuvens”
Minha casa se situa no topo de uma colina de cerca de 15 metros de altura e antigamente era a segunda residência do sr. Miyazaki. Naquela época, a família Miyazaki morava na casa principal situada junto à base da colina e costumava referir-se à segunda residência como “casa da colina”. Por isso, mesmo depois que eu e minha família passamos a morar nesta casa, ela continua sendo chamada de “casa da colina”. Pouco depois de mudar para cá, escrevi um artigo intitulado “Subo ao cimo do monte e chamo as nuvens”. Graças ao poder dessas palavras, muitos amigos e companheiros de fé se reuniram em nossa casa, assim como nuvens que se acumulam, e colaboraram para que a Seicho-No-Ie alcançasse a grandiosidade de hoje.
Do livro Onna wa Ai no Taiyo da (ainda não editado em português; tít. prov.: A Mulher é o Sol do Amor), pp. 238-242
- O requisito fundamental para se conseguir bons colaboradores é o poder magnético do caráter.
- Mesmo que os elementos isolados tenham pouca força, se eles se unirem firmemente e juntar suas forças conseguirão levar avante os ideais elevados e realizar obras grandiosas.
Minha casa se situa no topo de uma colina de cerca de 15 metros de altura e antigamente era a segunda residência do sr. Miyazaki. Naquela época, a família Miyazaki morava na casa principal situada junto à base da colina e costumava referir-se à segunda residência como “casa da colina”. Por isso, mesmo depois que eu e minha família passamos a morar nesta casa, ela continua sendo chamada de “casa da colina”. Pouco depois de mudar para cá, escrevi um artigo intitulado “Subo ao cimo do monte e chamo as nuvens”. Graças ao poder dessas palavras, muitos amigos e companheiros de fé se reuniram em nossa casa, assim como nuvens que se acumulam, e colaboraram para que a Seicho-No-Ie alcançasse a grandiosidade de hoje.
Do livro Onna wa Ai no Taiyo da (ainda não editado em português; tít. prov.: A Mulher é o Sol do Amor), pp. 238-242
- O requisito fundamental para se conseguir bons colaboradores é o poder magnético do caráter.
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